









MICROFONE VALVULADO GOLDEN AGE PROJECT GA ELA M 251E PREMIER SERIES
O GA ELA M 251E Premier Series da Golden Age Project é um microfone condensador de tubo de diafragma grande feito à mão, meticulosamente projetado para recriar fielmente o renomado microfone de estúdio Telefunken ELA M 251E para vocalistas, músicos e engenheiros de gravação que trabalham em estúdios domésticos, de projeto e comerciais. Sua cápsula permite a operação em um padrão polar cardioide, figura 8 ou omnidirecional. O SPL máximo de 136 dB e a ampla resposta de frequência de 20 Hz a 20 kHz garantem a captura de gama completa de fontes que variam de vocais baixos a bateria alta. O ELA M251E inclui uma fonte de alimentação, estojo de microfone de madeira e estojo de voo estilo tweed. Estamos felizes em anunciar que, após 3 anos de trabalho duro, finalmente recriamos um dos microfones valvulados vintage mais icônicos, o Telefunken ELA M 251E, considerado por muitos como o microfone de som mais bonito já produzido. Projetado e fabricado pela AKG a pedido da Telefunken, o ELA M 251 era um microfone valvulado de 3 padrões construído em torno da famosa cápsula CK12 da AKG. A Telefunken nunca havia fabricado microfones, mas serviu como distribuidora, e marca para microfones feitos pela Neumann e AKG. Notavelmente, o primeiro microfone U 47 tinha a marca Telefunken, apesar de ter sido projetado e fabricado pela Neumann. Quando a Neumann começou a distribuir seus produtos com seu próprio nome, a Telefunken teria ficado sem um condensador de diafragma grande em sua linha de produtos e contratou a AKG para desenvolver um substituto. O TELEFUNKEN ELA M 250/251 foi originalmente vendido em duas variações: a versão "ELA M 250E/251E" utilizava um tubo 6072a, enquanto a versão "ELA M 250/251" continha um tubo TELEFUNKEN AC-701. Os microfones "sem sufixo" foram construídos para satisfazer os requisitos padronizados dos sistemas de transmissão nacionais alemães e austríacos. Embora ambas as versões desses microfones tenham alcançado estatura lendária na indústria de gravação moderna, o caminho para atingir esse status lendário estava longe de ser instantâneo. O TELEFUNKEN ELA M 250/251 apresenta uma cápsula CK-12 de placa traseira dupla com terminação de borda (como encontrada no AKG Acoustics GmbH C-12). O amplificador era o mesmo circuito encontrado no C-12 que apresentava um tubo GE 6072 e um transformador de saída Haufe de proporção 14:1. Como mencionado anteriormente, um sistema que apresentava um tubo TELEFUNKEN AC-701 também foi projetado para atender às especificações técnicas de transmissão alemã e austríaca durante o período em que esses microfones foram originalmente construídos. Enquanto o C-12 realizava a seleção de padrões com um dispositivo de comutação externo que era conectado à fonte de alimentação, o ELA M 250/251 eliminou essa adição ao sistema e minimizou tanto a quantidade de fios que precisavam ir até o microfone quanto a despesa da caixa de seleção de padrões externa. O amplificador da série ELA M 250/251 é alojado em um gabinete de plástico moldado. A cápsula é mantida no lugar por dois suportes de metal que correm pelo exterior do invólucro do amplificador. Ao implementar esse sistema, qualquer um desses componentes críticos poderia ser substituído em segundos e a sessão poderia continuar enquanto qualquer elemento do sistema poderia ser enviado à loja técnica para "reparo em nível de componente". Essa conveniência era algo que as emissoras da época consideravam uma grande vantagem, pois tinham milhares de dólares de músicos sentados para as transmissões de música ao vivo da época. Qualquer tempo economizado reduzia as despesas da sessão e aumentava a qualidade da transmissão. Infelizmente para a TELEFUNKEN GmbH, essas provisões de substituição de campo também provaram ser um impedimento de vendas fora do mundo da gravação orquestral, pois as peças de plástico empregadas nesses microfones adicionavam um custo significativo à construção dos microfones. O custo adicional os tornava significativamente mais caros na época do que os produtos da Neumann GmbH e da AKG Acoustics GmbH, portanto, as instalações não governamentais da época não adotaram esses sistemas tão prontamente quanto a TELEFUNKEN GmbH gostaria. Acredita-se que menos de 3.700 sistemas ELA M originais no total foram construídos de 1960 a 1965, quando a TELEFUNKEN GmbH descontinuou as vendas do microfone. Hoje, os principais exemplos de microfones vintage ELA M 250/251 [ambos "E" e "não E"] tornaram-se joias raras e muito procuradas, comandando dezenas de milhares de dólares no mercado vintage.
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Características:
Cápsula: K251D
Tipo de tubo: EH6072A
Padrão polar: Cardioide, Figura 8 e Omnidirecional
Requisitos de energia: fonte de alimentação dedicada
Método de conexão: plugue de aviação especial
Especificações Técnicas:
Padrão polar: Cardioide / Figura 8 / Omnidirecional
Circuito: Tubo
Tipo de elemento: Condensador
Controles: Padrão polar
Resposta de frequência: 20 Hz a 20 kHz
SPL máximo: 136 dB
Saída analógica: 1x XLR de 7 pinos (no microfone) / 1x XLR de 3 pinos (na fonte de alimentação)
Fontes de alimentação: PSU externa
Campo sonoro: Mono
Orientação: Endereço lateral
Nível de ruído equivalente: -83 dB (ponderado A)
Cor: Bege claro
Peso: 9.7kg (microfone, cabo, microfone, fonte de alimentação)